POSTADO EM 04 set 2021 · Administração

Conquistas da atual gestão marcam 68 anos de São Francisco de Goiás

Em comemoração ao aniversário da cidade, prefeitura divulga balanço das principais ações da administração atual

A cidade de São Francisco de Goiás completa, no dia 08 de setembro, 68 anos de muita história, tradição e trabalho. E, para celebrar essa data tão especial, a Prefeitura divulgou um balanço das principais ações realizadas neste primeiro ano de gestão.

JANEIRO
No primeiro mês, o prefeito Timbó, juntamente com técnicos especializados, esteve na Caixa Econômica Federal, em Anápolis, para se inteirar das finanças de São Francisco, traçando estratégias para a recuperação fiscal da cidade. No dia 19 de janeiro, uma data histórica, São Francisco inicia campanha de vacinação contra o coronavírus. Além disso, foi realizado o curso de capacitação para professores para aprimorar e preparar o corpo docente para as novas modalidades de ensino. O pagamento dos servidores também foi padronizado e efetuado dentro do mês, desde então.

FEVEREIRO
O decreto da prefeitura para combate ao coronavírus foi destaque em Goiás. O Jornal Anhanguera repercutiu as medidas de combate à pandemia na cidade. Neste mesmo mês, a prefeitura anunciou a construção de casas para famílias carentes no município e foi realizada uma prestação de contas, onde foi apurado que gestão anterior deixou uma dívida de quase R$ 8 milhões. Além disso, a prefeitura realizou limpeza urbana em toda a cidade, com a poda de árvores, limpeza de ruas e praças, roçagem e coleta de lixos.

MARÇO
Em março, o Prefeito Cleuton Timbó assume também o cargo de Coordenador Setorial de Agricultura Pecuária da Federação Goiana de Municípios (FGM). Foi realizada a limpeza sanitária e o processo de desinfecção no posto de saúde Afonso Pedroso de Souza e também no posto do bairro São Paulo, como medida de prevenção ao coronavírus. Foi entregue ao município uma sala de urgência e emergência equipada com ventilador mecânico, desfibrilador automático e eletrocardiograma. A Prefeitura realizou também mudanças na Unidade Básica de Saúde Afonso Pedroso, para que pessoas com suspeita ou confirmados com Covid-19 não tenham contato com os demais pacientes e recebam o atendimento adequado. ⠀

ABRIL
Para cumprir a promessa de transparência, foi instalado um monitor na entrada da Prefeitura para que os cidadãos acompanhem em tempo real os tributos pagos. Em abril, foi entregue um caminhão totalmente reformado, para ser usado pela Secretaria de Infraestrutura. Neste mesmo mês, foi iniciada a construção de 50 casas populares do loteamento Jairo Gomes de Moura. Prefeito Cleuton Timbó cumpriu promessa de campanha e reabriu a unidade de saúde do Bairro São Paulo que estava fechada há mais de três anos.

MAIO
A Prefeitura realizou manutenção nas praças esportivas, quadra de areia poliesportiva e campo de futebol do Oitavo Centenário. Em maio, foram anunciadas as oportunidades e descontos para quem aderir ao Programa de Recuperação Fiscal, com o maior desconto sobre juros que o município já teve. Prefeitura realizou ainda o recapeamento de ruas, com o objetivo de melhorar o trânsito e a qualidade de vida de toda a população. Essa nova gestão lançou o projeto que dará mais saúde e qualidade de vida aos servidores da educação, chamado de Projeto Equilibrar. Ainda em maio foi realizada uma reforma no campo Antônio Mariano, conhecido como Oitavo Centenário.

JUNHO
Prefeitura fez parceria com grupo Autovip para garantir mais geração de emprego e renda para a população franciscana. Na Semana do Meio Ambiente foram realizadas ações de preservação e recuperação ambiental, como a construção de aceiro, curvas de nível e plantio de mudas na nascente do córrego São Francisco. O Prefeito cumpriu mais uma promessa de campanha e entregou o asfalto aos moradores do Olímpio Pedroso. Valorizando a cultura e tradição do município, foi realizado uma Live em Louvor ao Divino Espírito Santo e Nossa Senhora do Rosário. A Prefeitura ainda investiu na infraestrutura do município e realizou a construção de uma ponte na região da Fazenda Fartura, sobre o Córrego do Rosário

JULHO
A região de Engenho Velho também foi contemplada e recebeu uma nova ponte, garantindo mais segurança aos moradores. O município recebeu em julho uma patrulha mecanizada que atenderá os produtores rurais do município. A Escola Padre Humberto Dunkel passou por uma reforma proporcionando mais conforto para todos os alunos e servidores da unidade.

AGOSTO
Prefeitura investe no esporte e realiza reforma no campo Antônio Mariano, conhecido como Oitavo Centenário e no ginásio José Carlos Leite de Andrade. Além disso, foi realizada a limpeza e preservação do córrego na cidade. O município recebeu a tradicional Expedição Desafiando Limites – Caminho de Cora Coralina e realizou ações beneficentes para toda a população. Em agosto, a prefeitura entregou antecipadamente ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO) os balancetes e colare RH de janeiro a junho deste ano, garantindo uma gestão mais transparente e mais comprometida com o município. Na vacinação contra a Covid-19, pessoas com 18 ou mais já podem ser vacinadas. Mais de 60% da população já recebeu ao menos a primeira dose do imunizante.