BEM-VINDO AO PORTAL DE

SÃO FRANCISCO DE GOIÁS

TRANSPARÊNCIA E ACESSO À INFORMAÇÃO

História

A criação de São Francisco de Goiás remonta a 1740, quando garimpeiros encontraram terras férteis ao sul do garimpo de exploração de ouro na Serra dos Jaraguás, no lugar denominado Furado, hoje Fazenda Cachoeira de Santo Antônio. De acordo com moradores locais, com o decorrer do tempo foram se formando diversas fazendas. Em uma dessas fazendas, às margens do Córrego da Raposa, pertencente a Francisco de Chagas de Assis, foi por ele construída uma capela de palha. Periodicamente, em companhia de lavradores vizinhos, ele rezava terço em louvor a São Francisco. À medida que as terras eram cultivadas, surgia um aglomerado de casas, originando aí o povoado de São Francisco das Chagas, cujas terras foram doadas por Silvestre Francisco de Almeida, por volta de 1850, e a economia se firmava na agricultura. Mais tarde, a região passou a denominar-se Arraial de Chagas.

Na divisão administrativa de 1911, o Povoado de São Francisco aparece como distrito de Jaraguá, constando a denominação de “Chagas” na divisão para o quinquênio 1944/1948. No período de 1900 a 1920, o distrito de São Francisco de Chagas teve seu primeiro impulso de desenvolvimento, graças aos esforços de Bento Alves de Carvalho, José Pedro, Waldeberto Arantes e dos coronéis Jacinto Barbosa e Feliciano Leite Borges.

O distrito foi elevado à categoria de município pela Lei Estadual nº 768, de 8 de setembro de 1953, passando a denominar-se São Francisco de Goiás, desmembrando-se de Jaraguá.